Não usar acento e cedilha
 
 

UMA PÁGINA PESSOAL

 

. Uma vida de músico
. Ler e escrever
.
Cacilda Borges Barbosa




LER E ESCREVER: FICÇÃO


. Indestino (Conto, agraciado no Concurso Nacional de Literatura da Revista Ficção, 1976)

"Encostei-me ao portal de madeira velha, vendo os pinheiras da outra margem, o sangue caminhando do corpo do negro para o rio, descendo, tomando uma coloração escura, muito tímido; a aspereza da madeira, ferindo-me sob a roupa molhada de suor, a alvura irreal do mármore do piso e os olhos negros das metralhadoras.

Eu era o juiz"



. A Mariposa e a estrela (Novela, agraciada no Concurso de Literatura da Cidade do Rio de Janeiro, 1996)

"O árabe tinha sido levado para uma sala do oitavo andar do velho prédio do Ministério da Fazenda para ser interrogado(...) Mas o interrogatório nunca se realizou. Quando o grupo entrou na sala, o árabe havia desaparecido, apesar da guarda da Polícia Federal na porta. Uma gritaria no pátio interno logo chamou a atenção dos fiscais da Receita: espalhado como uma estrela no chão, lá estava o corpo do contrabandista."



. Etimelis (Conto, publicado na Revista José em 1975)

"Alguém disse: "aí vem eles". E, dobrando a esquina num meio galope preguiçoso, eles vieram. A passeata parou num instante de surpresa, e começou a se desfazer pelas transversais. Quem havia trazido rolhas para desmontar a cavalaria recuava lentamente, espalhando os cones de cortiça pelo asfalto. Nenhum cavalariano caiu. Comecei a descer a rua da Assembléia correndo o quanto podia. Os ventos traziam de longe o gás lacrimogêneo e o estampido das bombas. Corria e lembrava-me de um conto de Gorki: o povo em torno tio Palácio de Inverno, os cossacos em linha, atirando



. Ione (Conto)

"Ione é mulher graciosa, com movimentos de cavalo de raça; vestia-se naquela noite com tempero. Aproveita-se de um tipo de beleza que ressoa em preto-e-branco e desaparece em filme colorido: por sob a pele, há certos reflexos de azinhavre, de verdes e vermelhos ferruginosos, suavemente mórbidos. Parece sorrir sempre."



. Meu Avô (Conto)

Agora, já candidato, Hermes fazia um discurso, transcrito pelo jornal do Brasil, referindo-se a ele, de forma, achava, insultuosa. "Desaforo , seu Abílio. Fui comandante dele em 87', era respeitosíssimo, até bajulado”. Mas haveria sérias mudanças na posição política do candidato. militar, agora que ele estava sendo ofendido. ”Porque ele é burro, seu Abílio. Ele é um asno”.



. Luísa

"Luísa, inexplicável e colorida. Na noite em que eu a conheci, nos jardins de uma casa em Santa Teresa: em azul turquesa, dourados, e uns lábios escandalosamente vermelhos. Nua, no meio de uma cama branca, refulgindo nos escuros de seu corpo, o bronze indiano da pele e o nigérrimo dos cabelos longos. Emergindo da água, com uma lentidão de mímica, na incongruência dos seus olhos de um verde estelar."



. Um Encontro (Conto)

"Não o reconheceu imediatamente. Sua atenção fora atraída pelo carro estrangeiro, incomum na cidadezinha sem estradas do Uruguai. Aos poucos, foi notando no motorista um gesto antigo, o brilho dos olhos sob os óculos espessos, certas parecenças, e veio a memória. Em outras circunstâncias, passariam um pelo outro sem se verem."



. The leather-covered copybook

Nowhere all over the thick leather-covered copybook can be found such graphic disarray as in this report. Then comes a full page exhorting us, his descendents, to keep fearing God – even, if you cannot help otherwise – through Moses, but never read Voltaire. It is good to note that by the time the grandson was writing, the Portuguese Inquisition was quiet as dead.




[voltar]